Evaporadores Automotivos

Os evaporadores são de alumínio expandido, e tem um desempenho eficaz na refrigeração.

 

Os modelos de evaporadores automotivos podem variar de acordo com o modelo do veículo.

Evaporador Automotivo

Atualmente, os veículos possuem todo o sistema de ar condicionado inseridos como componentes de fábrica, e mesmo que o veículo não contenha por ser antigo ou devido a uma reforma que sofreu e precisa de troca de peças, é possível que o motorista adquira determinadas peças a partir de distribuidores ou lojas de autopeças, para colocar em ordem o funcionamento total do carro.

Nesta busca por peças, o motorista deve considerar a compra de modelos compatíveis com o ar condicionado que o veículo possui, ou seja, da mesma marca, para que não ocorram eventuais problemas futuros, principalmente a respeito de um mau funcionamento em relação a incompatibilidade das peças.

A Peça

O evaporador automotivo serve principalmente para absorver a sensação térmica de calor e condensar para a sensação térmica mais fresca, sendo assim utilizado constantemente ao entrar no carro e ligar o ar. Sendo o Brasil um local tão quente, o uso constante do ar condicionado coloca a vida útil do ar condicionado automotivo em risco, pois o mesmo passa a ser utilizado a todo momento, devendo então ser periodicamente levado a manutenção para possíveis reparos, trocas de peças e diagnósticos diversos.

O que torna o evaporador complexo no momento da compra da peça para troca ou reparo do ar condicionado automotivo, é basicamente os tipos que o evaporador apresenta no mercado, devendo então ser respeitado durante a busca. Cada tipo possui um desempenho específico, sendo o mais simples o de tubo de cobre, o de tubo de alumínio formado por serpentinas de cobre e o de placas que tem liderado o mercado de comércio de peças automotivas.

O aspecto construtivo do evaporador do tipo placa, permite que além de um maior alcance e eficácia no resfriamento do veículo seja permitido, em comparação com os demais, este tipo também apresenta dimensões mais amplas de projeção.

Os Problemas no Evaporador

Assim como já foi citado, o evaporador ao apresentar problemas poderá comprometer o funcionamento do ar condicionado, ou seja, dificilmente se percebe que o ar está funcionando, pois relacionamos a sensação térmica interna do veículo o seu funcionamento, e no caso de danos, esta mudança na sensação térmica não é percebida. A colmeia entupida, a carcaça trincada, vazamentos e impurezas são alguns dos fatores que colocam em risco o funcionamento do evaporador do ar condicionado do carro, sendo então necessário uma manutenção, limpeza ou troca de peça.

É comum que o motorista solicite a avaliação de um mecânico, porém, como todos sabem, é necessário que o mecânico seja de confiança, para que não abuse na cobrança de somente uma limpeza. Por não saber exatamente qual o real problema do ar condicionado, é comum que muitas pessoas gastem mais do que o necessário para sanar o problema, e devido a isso é sugerida a busca por um mecânico de confiança, pois no caso de impureza ou sujeira, não há  a necessidade de troca da peça, tornando o serviço muito mais caro. Somente nos casos de carcaça trincada e vazamento, é que se torna necessário um investimento maior em uma outra peça de qualidade.